Roteiro Vale do Paraíso Morro Azul.

Roteiro Vale do Paraíso Morro Azul.

Um destaque no Turismo de Três Cachoeiras é o Roteiro Vale do Paraíso. Trata-se de um roteiro de Turismo Rural instalado junto à comunidade do Morro Azul. Neste roteiro é possível constatar um cenário típico de interior com visíveis traços do processo de colonização que se instalou na região há quase dois séculos. A região é caracterizada por elementos de cultura italiana e alemã. Na arquitetura das casas e no estilo de vida dos remanescentes é possível conferir esta riqueza deixada como herança.

Para desfrutar destes tesouros da natureza é possível agendar numa das casas da região um Café Rural com pratos típicos da região somando a degustação com roteiros em trilhas por entre as matas que ao longo do trecho desvelam encantadoras cascatas.

Conhecida como cidade dos Caminhoneiros, Três Cachoeiras possui em seu território, 44 % da área ocupada pela Lagoa Itapeva. Possui matas nativas, águas límpidas de rios e lagos e uma cultura colonial baseada na imigração italiana. A cidade é um dos principais destinos de ecoturismo e turismo rural da região.

No interior do município, em áreas agrestes e junto à Mata Atlântica, existem recantos de raras belezas, como o Poço das Andorinhas e o Poço dos Morcegos. Ambas ficam na localidade do Alto Rio do Terra, a cerca de 19 quilômetros da cidade, e a pouco mais de 100 metros de distância uma da outra, separadas por uma trilha, cercado de vegetação, árvores nativas e águas cristalinas de cima da serra.

Outro atrativo de Três Cachoeiras é a Lagoa Itapeva, que abrange vários municípios do Litoral Norte ao longo de seus 30 quilômetros de extensão. Com águas próprias para banho, o balneário da Prainha é bastante frequentado por moradores e turistas, que podem se refrescar na lagoa, praticar atividades esportivas ou apenas descansar à sombra de grandes figueiras.

Para quem prefere a tranquilidade do campo, Três Cachoeiras também oferece roteiros de turismo rural. O principal deles é o Vale do Paraíso, instalado junto à comunidade do Morro Azul, colonizada por imigrantes italianos e alemães há quase dois séculos e que deixaram sua marca na arquitetura, na gastronomia e estilo de vida da população local.

O roteiro combina passeios por matas nativas da região, que pertencem à Reserva da Mata Atlântida, passeios a cavalo, visitas a engenhos de cachaça e moinhos e a um rio de águas cristalinas em cima da Serra, além de degustação de um café rural com produtos coloniais como queijos, salames, vinhos e licores. As visitas ao moinho de pedra, ao alambique ou à casa da colonização são um verdadeiro retorno ao passado.

 

Gisele Lumertz
Fone: (51) 3664 9091/9151 3968

Dona Cenira – Recanto dos Boff
Fone: (51) 9697 1646

Nelson (Alambique)
Fone: (51) 9865 2592

Dona Zilá Maggi
Fone: (51) 3664 9078 / 9995 4973

Margarete (Artesanato Par. Artes)
Fone: (51) 3664 9057

Dona Zilda (Pousada)
Fone: (51) 3664 9027 / 9219 5298

Deixe uma resposta