Programa Lixão Zero do Ministério do Meio Ambiente
Resultados têm sinergia com Programa Lixão Zero do Ministério do Meio Ambiente

Programa Lixão Zero do Ministério do Meio Ambiente

Compartilhar

600 lixões desativados menos de um ano após sanção do Marco do Saneamento

Resultados têm sinergia com Programa Lixão Zero do Ministério do Meio Ambiente

Nesta terça-feira (20/4) a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) divulgou um marco inédito alcançado pelo Brasil: em menos de um ano, foram desativados mais de 600 lixões pelo País. O encerramento de lixões é objetivo prioritário do programa Lixão Zero, lançado em 2019 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Em julho de 2020, foi sancionada a lei que aprova o Marco do Saneamento, que representou um grande passo para a melhoria da gestão de resíduos sólidos nas cidades e municípios em todo o País. Além de estabelecer normas para aprimorar os serviços de saneamento, visando aumentar a disponibilidade de água potável e coleta de esgoto para a população brasileira, a lei prevê o encerramento de todos os lixões do Brasil até 2024.

O programa Lixão Zero, implantado pelo MMA, potencializa o alcance dessas metas, contribuindo com o fechamento de lixões e garantindo a disposição final ambientalmente adequada de resíduos. Essas iniciativas evitam inúmeros danos ao meio ambiente e trazem mais qualidade de vida e saúde para os brasileiros.

Após a desativação dos lixões, que deixam de receber resíduos, pode ser necessária a descontaminação desses espaços para concluir o saneamento da área. Nesse âmbito, o MMA lançou o Programa Nacional de Recuperação de Áreas Contaminadas, um dos eixos da Agenda Ambiental Urbana, que tem como um de seus objetivos o mapeamento e a gestão desses locais por todo o País.

Lixão Zero

O programa foi criado pelo MMA para desenvolver ações que contribuam com a gestão apropriada de resíduos sólidos nos municípios brasileiros, gerando benefícios ambientais e trazendo mais qualidade de vida para os brasileiros vivendo nas cidades, que totalizam mais de 85% da população.

Saiba mais sobre o programa Lixão Zero

Ascom MMA


GERENCIAMENTO DE REDES SOCIAS
Mais clientes para seu negócio!

O gerenciamento de redes sociais da Digoo utiliza inteligência artificial e serve para qualquer negócio que queira ter uma rede social movimentada, com publicações de alta qualidade e com seu logotipo nas artes. Nosso plano é para aquele empresário que não tem tempo de ficar criando artes para alimentar suas próprias plataformas. E em um mundo tão competitivo, ser visto e lembrado diariamente é o diferencial entre os que tem sucesso e os que irão acabar fechando seus negócios.


Compartilhar

Deixe uma resposta