Flores da Cunha - RS

Flores da Cunha é um berço da cultura italiana na Serra Gaúcha, tem ares de uma cidade europeia, repleta de vinícolas e belos atrativos naturais.
A cidade teve origem através da colonização italiana, recebendo os primeiros imigrantes em 1876. Hoje o município de 30 mil habitantes é um exemplo da preservação das tradições da cultura italiana através de suas vinícolas, gastronomia, e costumes, assim como toda essa região da Serra Gaúcha.

A “Terra do Galo”, como é conhecida (depois explicaremos porque) é o maior produtor de vinhos do Brasil.
Mas Flores da Cunha oferece várias opções.
A cidade é toda arrumadinha, com arquitetura europeia, praças arborizadas, e sua igreja imponente com sua torre de pedras com 55 metros de altura.
No interior, os parreirais se espalham pelo município pelo vale do rio das Antas, recortado por belas estradas, trilhas e cascatas e mirantes com belos visuais

Igreja Matriz e Campanário

A Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes se localiza bem no centro da cidade e o que chama mais a tenção é seu imponente campanário de 55 metros de altura, construído todo em pedras de basalto, com 4 relógios (uma cada lado da torre).
A igreja foi concluída em 1914 após 10 anos de construção e a torre em 1949, com um total de 11.122 pedras. Os cinco sinos foram fundidos em Savoia, na França, sendo que o maior pesa 1 200 quilos.

Castelo da Família Castellan

A cobertura externa é de cobre, os vidros são em cristal chanfrado e as dependências internas incluem boate, adega e três apartamentos independentes.

Por ser uma propriedade particular, o Castelo não recebe visitantes, mas pode ser admirado externamente desde as quatro ruas que o circundam.

O Castelo está localizado na Rua Maria dal Conte, 2800.

Monumento ao Galo e Parque da Vindima

Monumento situado junto ao Parque da Vindima Elóy Kunz, devido ao fato de Flores da Cunha ser conhecida como a “Terra do Galo”. Tal alcunha advém de um episódio ocorrido por volta do ano de 1934, quando um mágico teria passado pela cidade e prometido, durante o espetáculo, que cortaria a cabeça de um galo, e que com uma mágica, o faria cantar novamente.
Porém, na hora da apresentação, o mágico, tendo entre os presentes algumas autoridades, viu-se aos apuros e fugiu deixando os presentes por algum tempo a esperá-lo de volta ao palco.
O mágico nunca mais foi visto e o povo foi para casa sem compreender o que havia acontecido.
Isso foi motivo de muita vergonha e deboches, advindos muitas vezes de moradores do município vizinho. Somente na década de 1960 foi possível revistar o passado e recontar a história da vergonha como uma história de graça e de alegria.

Museu e Arquivo Histórico Florense

O prédio, onde está sediado o Museu e Arquivo Histórico, foi construído em 1954 com intuito de abrigar a Prefeitura Municipal, que funcionou neste local até 1984.
Ainda em 1976, com a intenção de valorizar nossa cultura, foi inaugurado o Museu da Imigração, que por não possuir sede própria, foi fechado em 1978.
Em 1985, tendo este prédio disponível, foram iniciadas obras para abrigar o acervo histórico do município. Assim, em 1986, o Museu foi reaberto passando a denominar-se: Museu e Arquivo Histórico Florense.
No ano de 2003, através de uma iniciativa do Poder Executivo e Legislativo foi promovida a troca de nome, em homenagem ao ex-prefeito Pedro Rossi, primeiro prefeito eleito democraticamente no município, passando a denominar-se: Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi.

Endereço: Av. 25 de Julho, 1608 Centro
Telefone: (54)292 1722 R332
Natureza: Pública
Horário de Atendimento: Segunda-feira à Sexta-feira dás 8:00 às 11:30, e das 13:00 às 17:45. Nos Sábados dás 13:00 às 16:45.

Pontos turísticos do interior

Otávio Rocha e Parque da Gruta

A Propriedade da Associação dos Amigos de Otávio Rocha, o Parque da Gruta é uma área localizada a 1 Km da vila de Otávio Rocha que abriga em seu interior uma represa da antiga usina, uma gruta natural e cascata.

Em frente à gruta despenca uma cascata de aproximadamente 15 metros de altura e forma um poço natural. No interior da gruta há uma fonte natural e em local de destaque sobre uma rocha interna, foi colocada uma imagem de Nossa Senhora das Graças.

O local conta com churrasqueiras, canchas esportivas de vôlei de areia e futebol sete, além de preservar a mata original.

Mirante Gelain e Cascata Bordin

Chegando ao mirante há um pequeno estacionamento, além de um quiosque, com área para acampar e uma área gramada com alguns locais para sentar. Ideal para contemplar a natureza em um fim de tarde; ou tomar um bom vinho ( a própria Cantina Gelain produz vinhos de ótima qualidade); ou tomar um chimarrão… fique à vontade!

O mirante, em concreto, proporciona uma linda visão do Vale do Rio das Antas. À esquerda, a bela cascata Bordin.
Para os amantes de esportes radicais, no mirante é possível fazer rapel e local de escalada. A diferença de altura entre o mirante o rio é de aproximadamente 400 metros!
Também há trilhas que levam à base da cascata e à parte mais baixa do Vale. O ideal é ir acompanhado de guia.
Divirta-se!

Como chegar ao Mirante Gelain?
O acesso é pela rodovia VRS-814 (rodovia Ângelo Araldi) que liga Flores da Cunha a Nova Pádua.

Ponte Valdomiro Bocchese (Ponte dos Suspiros)

A Ponte Waldomiro Bocchese ou Ponte do Suspiro foi inaugurada em 2 de junho de 1968, sessenta anos após a primeira solicitação.

ma cascata de aproximadamente 15 metros de altura e forma um poço natural. No interior da gruta há uma fonte natural e em local de destaque sobre uma rocha interna, foi colocada uma imagem de Nossa Senhora das Graças.

O local conta com churrasqueiras, canchas esportivas de vôlei de areia e futebol sete, além de preservar a mata original.

Monte Reale - Valdemiz Vinhos Finos

Ao chegar na Vinhos Monte Reale você poderá realizar uma visitação pelo interior da vinícola, acompanhado de profissionais especializados que explicarão todo o processo de elaboração dos vinhos, a evolução nas formas de estocagem, o amadurecimento nas barricas de carvalho e a magia da cave subterrânea, assim como o envelhecimento dos vinhos nas garrafas.
A Vinhos Monte Reale recebe visitantes diariamente e durante o percurso da visita é relatada a história da vinícola desde a sua fundação.
Após a visitação é realizada a degustação dos vinhos, espumantes e suco da vinícola, assim os visitantes podem apreciar e conhecer os produtos elaborados pela empresa.
Para o melhor atendimento, os horários de visitação e degustação para grupos devem ser agendados com antecedência.
A Vinhos Monte Reale conta ainda com um varejo para atendimento ao público, com exposição de todos os produtos fabricados no local, além de cosméticos a base de vinho e espumante.

Atendimento 
De segunda a sexta-feira, das 08 às 11h30min e das 13h30min às 17h30min
Sábados e Feriados: das 10 às 18 horas
Domingos: das 09h30min às 13h30min
Telefone: (54) 3292-1011
Endereço: Av. 25 de Julho, 5005 – São Cristóvão – Flores da Cunha – RS – CEP 95270-000
E-mail: eventos@montereale.com.br
www.montereale.com.br

Luiz Argenta Vinhos Finos

Inspirada no passado e com olhos no futuro, harmonizando determinação e ousadia, a Luiz Argenta transforma a uva em uma experiência única, criando uma das vinícolas mais modernas e belas do Brasil.

A Luiz Argenta Vinhos Finos é uma vinícola que possui os mais modernos sistemas de vinificação e é especializada na produção de vinhos de excelência em qualidade, sofisticação e design.

Um lugar para você ter uma experiência inesquecível. Conheça um pouco mais da nossa estrutura, formas de visitação e os próximos eventos. 

TOUR E DEGUSTAÇÃO

  • Horários
    De segunda a sábado, às 10:00h, 14:00h, 15:00h e 16:00h.
    Domingos e feriados, às 10:30h, 14:30h e 15:30h.
  • Duração
    1 hora
  • Valor
    R$50 por pessoa (maiores de 18 anos).

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE FYSIO
locação1081
PUBLICIDADE FYSIO
locação1081
PUBLICIDADE FYSIO
locação1081

Flores da Cunha - RS

SERRA GAÚCHA