ROTA DOS ESPUMANTES

Tudo é história e encantamento na Capital do Espumante. E é esta história e a experiência de viver no limite entre a paixão e a razão que vamos encontrar na Rota dos Espumantes. O bouquet do espumante exalado pelas caves e pelos corredores que guardam o mosto da uva nos revigora, fazendo com que os sentidos nos transportem para uma dimensão, senão divina, mágica, como é próprio para apreciar esta bebida.
De 1913, ano em que foi elaborado o primeiro espumante brasileiro, aos dias de hoje, Garibaldi vem construindo a história dos vinhos e espumantes do país.
Nas grandes empresas e nas cantinas familiares, o visitante poderá visitar e conhecer esta história, bem como acompanhar as técnicas de elaboração charmat e champenoise, participar do processo de engarrafamento e aprender a degustar a bebida.
Quando o monge beneditino Don Perignon, na experiência do prazer de sua descoberta exclamou de estar bebendo estrelas, inaugurou o charme na história da arte de degustar. E quando a cidade de Garibaldi inaugurou a Rota dos Espumantes, criou uma forma alegre e sofisticada de contar histórias sobre o finesse das bebidas nobres. Assim, foi composto um roteiro com 20 vinícolas, a mostrar que a relação íntima entre a alta tecnologia na elaboração de espumantes e os ecos culturais dos séculos são eno-compatíveis..

Adega Chesini

A família Chesini traz da região do Vêneto a tradição pela vitivinicultura.
Foi Felippe Chesini quem iniciou a elaboração de vinhos para o consumo da família na primeira metade do sé-culo passado.
A comercialização dos produtos começou em 1960, com a criação da em-presa e foi passando por importantes etapas, como em 1974, quando a segunda geração assumiu a empresa e investiu na qualidade dos produtos.
Foi na virada deste século, sob a adminis-tração da terceira geração, que a empresa, agora Adega Chesini, processou a atua-lização tecnológica que a possibilitou criar uma ampla linha de produtos e fechou o ciclo homenageando a sua linha de espumantes com o nome de Cave Vêneto, lugar de onde veio o patriarca da grande família Chesini.

Villa Rica. Fone: 54 3462-2357 E-mail: adegachesini@adegachesini.com.br ou ricardo@adegachesini.com.br
Site: www.adegachesini.com.br
Atendimento: segunda a sexta das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.
Sábados, domingos e feriados sob agendamento.

Casa Pedrucci

Quando o enólogo Gilberto Pedrucci descobriu uma das mais antigas cantinas incrustada entre os montes e videiras, viu ali o cenário perfeito para completar seu mais ousado projeto. O basalto centenário reunia em sua simplicidade artesanal, as condições de temperatura, luminosidade e umidade perfeitas para elaborar sonhos e borbulhas. Assim nasceu a Casa Pedrucci.

Presidente Soares Fone: 54 3462-4948 e 54 3464-7878 E-mail: pedrucci@casapedrucci.com.br 
Site: www.casapedrucci.com.br 
Atendimento para pequenos grupos, mediante agendamento.

Chandon

A Moët & Chandon, empresa francesa da região de Champagne, resolveu instalar sua Adega em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, apostando no alto potencial qualitativo das uvas produzidas nas Serras Gaúchas e sua vocação para elaborar vinhos e espumantes naturais de luxo. 

Os microclimas temperados e de noites frescas, possibilita a lenta maturação e desenvolvimento de bons níveis de açúcar e de acidez da fruta.

Estas são características que originarão a fineza aromática e o frescor dos espumantes Chandon. 
A filosofia de “assemblage” é um dos segredos da Casa Chandon do Brasil.

Consiste em harmonizar vinhos de diversas variedades de uvas, a Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico, e safras distintas, buscando reunir o melhor de cada um, valendo-se da ciência e da arte com extrema sensibilidade para chegar a um novo vinho espumante, mais harmônico e complexo.  

Rodovia RSC 470, km 224 Fone: 54 3388-4433 E-mail: recepcao.adega@chandon.com.br     
Site: www.chandon.com.br 
Atendimento: segunda a sexta das 8h15min às 11h15min e das 13h15min às 16h30min. 

Sábado das 9h15min às 11h15min e das 13h15min às 15h15min.

Cooperativa Vinícola Garibaldi

A história da Cooperativa Vinícola Garibaldi é a própria história dos seus associados, desde sua fundação há mais de 80 anos.
Em toda sua trajetória esta marca ficou latente, embora pudesse passar despercebida.
Mas é certo que a organização só chegou aos 80 anos pela coragem, dedicação e perseverança das famílias que a integraram durante este tempo.
A uva e seus derivados sempre estiveram no foco central das atenções da Cooperativa.
Mas o foco do espírito cooperativista sempre foram as pessoas, personagens principais da construção deste ideal e desta marca.
Segundo Christopher Lee “as pessoas fazem a História, mas raramente se dão conta do que estão fazendo”.
Hoje a Cooperativa apresenta um tradicional e moder-no conceito dentro do tema Sustentabilidade, produ-zindo o melhor com respeito ao ecossistema e alinhado com a demanda de consumo, o que resultou em inú-meras premiações a seus produtos no Brasil e no mundo.

Cooperativa Vinícola Garibaldi, A vida em Harmonia.
Avenida Independência, 845. Bairro Centro Fone: 54 3464-8100 E-mail:varejo@vinicolagaribaldi.coop.br  
Site: www.vinicolagaribaldi.com.br   
Fan Page: facebook.com/cooperativavinicolagaribaldi 
Twitter: @vingaribaldi 
Atendimento: segunda a sábado das 9h às 17h. Domingos e feriados das 10h às 16h.

Domno Importadora

A Domno foi fundada em 2008 em Garibaldi, RS, como o mais novo empreendimento do Grupo Famiglia Valduga.
Seguros do crescimento do setor de vinhos e espumantes no Brasil, a Domno caracteriza-se por duas frentes de negócios: a importação de vinhos de alto padrão e a elaboração dos espumantes: Ponto Nero – já reconhecidos pelo consumidor por sua qualidade e elegância.

Nosso objetivo é proporcionar ao mercado nacional o que há de melhor na seleção de vinhos das principais regiões vitivinícolas do mundo, sempre respeitando os princípios da qualidade, seriedade e reputação de nossos parceiros.

Trabalhamos com foco nos valores presentes na cultura do Grupo Famiglia Valduga, onde ética, inovação constante, qualidade, modernidade, empreendedorismo e confiabilidade constroem relações comerciais sólidas. Assim, mantemos o foco da visão de nosso negócio: ser reconhecida como a empresa com o mais criativo e inovador portfólio de produtos de qualidade do Brasil.

 O desafio é inspirador e nossa maior motivação é acreditar no grande potencial para os vinhos e espumantes no Brasil. Um forte relacionamento com nossos clientes, consumidores e apreciadores, nos permite crescer e evoluir constantemente, por isso, queremos compartilhar com vocês o resultado de nossas buscas constantes: os melhores rótulos dos melhores terroirs aos melhores apreciadores.

Rodovia RSC 470, Km 224 Fone: 54 3388-3999
E-mail: 
varejo@domno.com.br
Site:
www.domno.com.br 
Atendimento de segunda a sábado das 9h30 às 17h.

Indústria Vinícola São Luiz

A  família Bortolini chega ao Brasil em 1876, após deixar a cidade de Miane, na região do Vêneto, e se estabelece, ao seguir o caminho dos pioneiros da colonização italiana, na Serra Gaúcha.
No mesmo ano, adquire um lote na linha Figueira de Melo, atualmente Marcorama, no interior de Garibaldi, e dá início à construção da vinícola familiar. 
Na década de 80, a empresa é registrada como Indústria Vinícola São Luiz. Hoje, quatro gerações e mais de 130 anos depois, Paulo Bortolini brinda com seus amigos e clientes o sucesso e a dedicaão dos antepassados.

Marcorama Fone: 54 3464 1472
E-mail: 
vinhosbortolini@gmail.com
Site:
www.domnaneto.com.br 
Atendimento de segunda a sexta das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h30min. Sábados das 7h30min às 11h.

Vinícola La Cantina

A paixão por vinhos, espumantes e seus derivados levou Sergio De Costa a fundar, em 1993, seu próprio estabelecimento, que chamou de La Cantina.
E, a partir da virada do século, La Cantina começou a participar de concursos e avaliações e sempre foi contemplada com  premiações  em  suas  linhas, La Cantina  e  D’Costa,  confirmando  a  qualidade  de  seus  produtos.
Hoje a Vinícola La Cantina possui também um varejo e uma adega com características coloniais em basalto e madeira para receber seus visitantes; possui também um espaço para eventos, decorado com objetos autênticos da colonização italiana.

Rodovia Rota do Sol, Km 90,5 Fone: 54 3462-2844  e 54 9925-2651  E-mail: lacantina@lacantina.com.br
Site: www.lacantina.com.br 
Fan Page:www.facebook.com/vinicola.lacantina 
Atendimento: diariamente das 9h30min às 17h30min, sem fechar ao meio-dia.

Vaccaro Vinhos e Espumantes

O próprio vinho conta que, para certas ocasiões, a taça mais deliciosa é a bebida na companhia de pessoas que nos são especiais.
A Vinícola Vaccaro e toda sua família, envolvida desde a produção das uvas até a elaboração dos produtos, contempla os visitantes como pessoas especiais, com a visitação ao Porão do Nono e a todas as etapas de elaboração dos produtos, especialmente os espumantes, além da simpática companhia do nono Vaccaro, com as  vivência s  da  empresa  familiar.

Santo Alexandre Fone: 54 3464-7888 e 54 3459-1128 
E-mail: vaccaro@bol.com.br 
Atendimento para pequenos grupos, mediante agendamento.

Vinhos Don Laurindo

A origem da vinícola remonta desde 1887, com a chegada à região de Marcelino Brandelli, imigrante do pequeno povoado de Zévio, na província de Verona, norte da Itália. Até o ano de 1991 a família produzia uvas apenas para servir vinícolas da região, e elaborava vinhos para o próprio consumo.
A partir desse ano, após algumas mudanças, a família decidiu iniciar a elaboração e a comercialização dos vinhos.
São 15 hectares de vinhedos próprios e especiais, onde se elaboram 120 mil garrafas de vinhos finos por ano, aliando tradição, técnica e amor pelo vinho.
A vinícola está localizada no Vale dos Vinhedos, que além de ser uma região própria para o cultivo da uva e elaboração de excelentes vinhos, é também um dos 10 melhores destinos enoturísticos do mundo, segundo pesquisa da revista americana Wine Enthusiast em 2013.


Estrada do Vinho – 8 da Graciema Bairro Vale dos Vinhedos
Fone: 0800 510-1600 E-mail: laurindo@donlaurindo.com.br
Site: www.donlaurindo.com.br
Atendimento: segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.
Finais de semana e feriados das 10h às 12h e das 14h às 17h.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE FYSIO
locação1081
PUBLICIDADE FYSIO
locação1081
PUBLICIDADE FYSIO
locação1081

GARIBALDI

SERRA GAÚCHA